-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  espelhada na estrutura do direito “Romano”, trazida para o Brasil no Início do século passado, propunha a participação do trabalhador por meio de seus representantes na discussão e encaminhamentos de propostas de melhoria da Segurança e Saúde no Trabalho. Desta forma, o trabalhador como parte interessada, deixa de ser apenas um ente passivo e é dado a ele um papel de protagonista ativo nesta construção. Uma relação ganha-ganha, bom para ele, para o investidor, para o governo e para a sociedade.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Recentemente a Portaria 915 de 30.07.2019, alterou as estruturas de NR 1 – Disposições gerais. Nela resta estabelecido os critérios para a prestação de informação digital ou digitalizada de todos os documentos relativos à Segurança e a Saúde no Trabalho. As organizações devem prestar informações de segurança e saúde no trabalho em formato digital. Os documentos previstos nas NR podem ser emitidos e armazenados em meio digital com certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Em breve, os novos padrões internacionais de Gestão e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

afetará a vida de todas as organizações e trabalhadores Brasileiros, especialmente aqueles vinculados a Segurança e à Saúde Ocupacional. Vem ai a nova NR 1 Redação Portaria 6730 espelhada na NBR ISO 45001 – Gestão de Riscos cujo foco é gestão e liderança, riscos e não perigo, melhoria contínua ouvindo e valorando a participação do trabalhador.

A assertividade e o volume de informações disponível tende a facilitar e otimizar recursos em todas as áreas de atuação. A CIPA, dentro deste cenário, moderniza-se, avança  e se prepara para entregar melhor qualidade em sua contribuição. Um grande diferencial está pronto e validado para servir-lhe nesta construção – A CIPA ON LINE RSDATA. Nasce um novo tempo.

Em tempos de Covid-19, a CIPA Eletrônica é essencial para informar e aumentar a segurança no ambiente de trabalho. Conheça o RSData CIPA Online:  https://rsdata.com.br/cipa

Esta moderna ferramenta de apoio à gestão permite elaborar e gerenciar todo o processo eleitoral e demais documentos pertinentes a sua responsabilidade. Produzir automaticamente o complexo cronograma eleitoral, proceder a elaboração e divulgação dos editais, elaborar e monitorar a implementação do plano de trabalho, avaliar desempenho, registrar inspeções e campanhas educativas preventivas e demais atribuições concernentes a Comissão. A sua reunião de CIPA (Ordinária ou extraordinária), poderá ser ON LINE e a sua documentação Digitalizada ou digital. A organização pode validar os registros e os documentos que devem estar à disposição dos trabalhadores ou dos seus representantes. É a organização cumprindo o seu dever de prover meios de acesso destes às informações de modo a atender os objetivos da norma específica NR 5. Ato contínuo, garantindo à Inspeção do Trabalho amplo e irrestrito acesso a todos os documentos digitalizados ou nato digitais.

O distanciamento social (físico) é uma medida recomendada pela autoridade sanitária. O isolamento não é necessário! A tecnologia aproxima as pessoas e compartilha o saber. Bem vindo a este novo tempo!

Conheça o RSData CIPA Online:  https://rsdata.com.br/cipa

Somente a busca sistemática e continua poderá assegurar padrões consolidados de melhorias em SST.

Pedro Valdir Pereira
Consultor de Saúde e Segurança do Trabalho
Instrutor de Treinamentos Credenciado pelo Corpo de Bombeiros/ RS Matrícula  000185/2011 e  00379/2013
Técnico Internacional em Emergências Químicas  – Especialista  pela NFPA 472 – HazMat Technician Standard  for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents – Technician Level – transportation technology center, University of Texas – inc. USA
Safety Technician – Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety
Delegado Eleito para representar o RS na Conferência Nacional de Defesa Civil – Brasília em NOV 2014

 

 


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?