Hoje iremos dar algumas dicas de ergonomia para quem trabalha em casa.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) continua, e com ela muitas empresas ainda estão em com os seus colaboradores trabalhando de casa como forma de reduzir aglomeração e evitar a proliferação do vírus, bem como manter as atividades dentro dos prazos.

Pensando nessa realidade, preparamos algumas dicas ergonomia para quem está exercendo suas funções remotamente.

1 Escolha um lugar tranquilo

Antes de mais nada, procure se instalar em um ambiente tranquilo, com privacidade, livre de distrações e de preferência em uma temperatura em que você se sinta confortável, além de possuir mobiliários de acordo com a sua função rotineira, como: mesas e cadeiras, que proporcionem uma postura de trabalho de acordo com o que já é habitual, para que o você não sinta desconforto na mudança de rotina.

2 Postura confortável

Normalmente a postura em que você se sinta confortável é a mais adequada. No entanto, você deve se posicionar adequadamente ao utilizar o mobiliário: mantenha ombros e quadris alinhados, joelhos discretamente abaixo do quadril, pés apoiados no solo ou em descanso para os pés. É importante que o punho fique numa posição neutra, ou seja, sem dobrar, além de haver um encosto adaptado à curvatura da coluna e um descanso de braço na altura do cotovelo.

3 Faça pequenas pausas durante as atividades

Para que você organizar de maneira mais efetiva as suas pausas, você deve considerar a carga de trabalho e o fluxo das suas demandas. Para quem realiza as suas atividades na postura sentada por longos períodos, é aconselhável alternar para a postura em pé algumas vezes durante a jornada, conforme a possibilidade da organização do trabalho.

4 Insira nas pausas alongamentos e caminhadas

Caminhadas e alongamentos são ótimas opções dentro da alternância de postura durante o trabalho. Para as caminhadas, vale buscar água ou até mesmo um café na cozinha, o importante é se mexer, ou então alternar a postura realizando alguns alongamentos de ginástica laboral.