Todo ambiente de trabalho pode apresentar riscos à saúde dos trabalhadores, independente do porte ou área de atuação. No artigo de hoje, vamos orientar como evitar que doenças se espalhem no ambiente de trabalho.

Conscientizar os profissionais sobre a importância dos Equipamentos de Proteção é fundamental. Mas vamos além: geri-los com eficiência é primordial para garantir a segurança de todos.

Aproveite e acompanhe outros conteúdos no blog da RSData e esteja sempre por dentro dos assuntos relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Gestão de SST com excelência previne acidentes e doenças

Evitar riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho significa dizer que, em uma gestão de SST, o trabalhador não terá exposição a tais riscos. Ou pelo menos a exposição a esses riscos será menor, menos severa ou provável.

A pandemia de Covid-19 no mundo levou as empresas a pensarem mais sobre como a prevenção é eficiente. Um surto do vírus não apenas vítima uma série de colaboradores, como traz prejuízos às organizações.

Isso tudo leva a pensar ainda mais sobre a importância de garantir ambientes de trabalho seguros e salutares. A SST nunca foi tão importante quanto no momento atual.

Saiba como prevenir doenças com o Gerenciamento de Riscos.

Pandemia vem mostrando os caminhos

É urgente pensar a SST, desde a gestão de regras, normas, planejamento e estratégias de aplicação da mesma, até as tarefas mais pontuais – e importantíssimas -, como a entrega e manutenção dos EPIs corretos, é vital neste momento.

“Aquele que não reconhece o perigo, não mensura o risco; quem não mede, não gerencia”. Desabituados à gestão, planejamento e o gerenciamento de riscos ocupacionais carecem, inclusive os profissionais “ditos” especializados na temática, de habilidades e competências necessárias à obtenção de resultados.

Um exemplo típico que corrobora esta verdadeira dimensão é a vivência experimentada pelo coletivo em plena “razia” da pandemia SARS-Cov-2. Ondas que se repetem em ciclos cada vez menores e mais avassaladoras. Ceifando de forma previsível, irreparáveis e imensuráveis milhares de vidas humanas. A dor e os danos pessoais, familiares e econômicos à toda a sociedade só poderão serem corretamente mensurados num futuro adiante.

A própria pandemia já nos mostrou caminhos suficientes e trilhados com relativo êxito pelas sociedades, mas avançadas. Por aqui, atrapalhados, lideranças e governantes ególatras insistem no descaminho, na negação, na politização da peste enquanto o sofrimento, o medo e a insegurança, permeia a multidão.

dataEPI: Gestão Eficiente De Entregas De EPI’s

O dataEPI vem para informatizar e inovar a gestão e entregas das fichas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), através do controle de estoques, custos e demandas. Esse processo é fundamental quando falamos em prevenção de doenças e acidentes.

Focando na gestão do controle de prazos e consumo, este sistema monitora as movimentações, verifica a disposição do estoque e possibilita a retira dos EPI’s e materiais com ou sem a confirmação eletrônica (biometria, código de barras e Rfid). Também realiza o controle de materiais e uniformes com opção da gestão de grade (P|M|G).

Conheça algumas vantagens:

  • Redução de custos;
  • Eficiência de gestão;
  • Padronização e agilidade de processo;
  • Flexibilidade de Entregas Online/Offline;
  • Segurança e rastreabilidade de informação;
  • Virtualização de Documentos e Fichas de EPI;
  • Gestão de Entrega e Controle de Estoque de EPI’s (NR 6);
  • Gestão eletrônica conforme NR 6 com rastreabilidade de informação e biometria;
  • Gestão de validade CA (vínculo com o site do MTE) e prazos de vencimentos de EPI com alerta e envio automático de e-mails depois de atingidos os parâmetros estipulados.

Aprenda a identificar pontos fracos e fortes dos EPI’s.

Na prática, estamos falando de uma ferramenta que proporciona:

  • Maior mobilidade para a entrega de EPI’s: simulações de entrega, controle de estoque e disponibilidade (módulo offline);
  • Gestão de estoques múltiplos: com custo e previsão de demanda, e com alertas programáveis de estoque máximo e mínimo;
  • Personalização e parametrização: de vencimentos de vida útil de EPI’s conforme atividade exercida, com geração automática de novos prazos após realizada a entrega;
  • Geração automática: das Fichas de EPI’s com assinatura biométrica identificando dia, hora, minuto da entrega;
  • Vinculação de EPI aos riscos: com recomendação automática de treinamento;
  • Digital e segura: as fichas de EPIs são protegidas com criptografia de dados, evitando extravios e contribuindo para sustentabilidade.

Mercado de EPI’s tem aumento de 20%, leia mais aqui.

Quer saber mais sobre esse recurso de gestão oferecido pela RSData? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta