LTCAT e PPRA

Antes de tudo, entenda a diferença!

Principais funcionalidades e benefícios

Criação do LTCAT e do PPRA

1. Criação do LTCAT e do PPRA

A partir de um único lançamento das características da empresa, seus setores, cargos e dos fatores de risco, o sistema monta o laudo LTCAT e o PPRA.

Características

- O sistema possui algumas funcionalidades para agilizar os lançamentos iniciais de dados. Podemos citar a opção de copiar as descrições de setores e cargos de empresas similares e os grupos homogêneos de risco, que facilitam o lançamento dos riscos através da utilização de grupos de risco pré-cadastrados.

- Todos os lançamentos possuem uma data de início e uma data de fim para guardar todo o histórico das mudanças ocorridas na empresa (troca de razão social, por exemplo) e no ambiente de trabalho (aumento de um setor, por exemplo). Isso permite criar laudos e programas retroativos. Se for necessário um laudo do ano 2000, por exemplo, é só colocar para imprimir com a respectiva data.

-Na tela inicial do sistema serão emitidos avisos sobre a necessidade de renovação do LTCAT e PPRA.

- O sistema faz automaticamente a diferenciação entre os critérios da Portaria 3214/78 (MTE) e do Decreto 3048/99 (INSS). Veja como são mostrados os fatores de risco em cada documento.

Exemplo de como o ruído é listado no PPRA
ruido-PPRA

Exemplo de como o ruído é listado no LTCAT

ruido-LTCAT

seta Benefícios

- Personalização dos documentos emitidos.

- Controle de vencimentos dos documentos, com avisos automáticos.

- Enquadramentos automáticos seguindo as legislações trabalhista e previdenciária.

- Registro do histórico da exposição aos fatores de risco.

- Geração e controle automático das ações do cronograma de ações, inclusive com a definição de responsáveis.


2. Gerenciamento da Ficha de EPI

Para cada empregado cadastrado é criado uma ficha de EPI. Depois é só realizar o controle valendo-se dos avisos automáticos gerados pelo sistema.


seta Características

- Junto ao cadastro dos cargos da empresa são inseridos os EPI que os empregados deverão utilizar. Quando um empregado é lançado no sistema, basta informar sua função que a ficha de EPI é criada automaticamente.

- Em cada EPI é possível anexar um treinamento. Assim, quando a ficha de EPI for criada serão indicados os treinamentos que deverão ser passados ao empregado.

- O vencimento dos EPI em uso será informado pelo sistema como aviso na tela principal.


seta Benefícios

- Geração automática da ficha de EPI no momento da admissão do empregado.

- Através dos avisos automáticos gerados pelo sistema é possível manter a ficha de EPI sempre atualizada.

- O sistema passa a controlar a validade do CA dos EPI, evitando que seja utilizado um equipamento com o CA vencido.

- Ao relacionar o treinamento ao EPI, o sistema passará a controlar a realização destes treinamentos, garantindo ao operador que o procedimento de treinamento para o uso do EPI esteja sempre em dia.


3. Controle de treinamentos

No cadastro do empregado também é iniciado um controle de treinamentos. Esses treinamentos podem ser relacionados ao EPI que o empregado deverá utilizar ou ainda sobre um assunto genérico, como Normas de Segurança.


seta Características

- O sistema permite inserir treinamentos em texto, em imagens ou ainda em filmes. Junto com o dataSESMT vão alguns exemplos de treinamentos.

- Assim como o gerenciamento da ficha de EPI, o gerenciamento dos treinamentos também podem ser realizados através de controle Biométrico.

- A renovação dos treinamentos é avisada na tela inicial do sistema.


seta Benefícios

- Manutenção da realização dos treinamentos de todos os empregados


4. Níveis de acesso diferenciados para cada usuário

A agenda foi desenvolvida principalmente para as empresas de consultoria que realizam exames médicos precisam de muita agilidade no atendimento.

seta Características

- Todas as informações importantes para o atendimento estão facilmente acessíveis na agenda, como o histórico de atestados e exames complementares realizados pelo empregado, sua ficha clinica e anamnese.

- As informações sobre o histórico médico são acessadas apenas pelos usuários com permissão, já que é possível configurar níveis de acesso às informações

- Agenda individual para cada médico.


seta Benefícios

- Agilidade no atendimento, pois todas as informações importantes se encontram no mesmo lugar.


5. Controle das visitas técnicas

Opção útil principalmente para as empresas de consultoria gerenciar as visitas aos seus clientes.


seta Características

- Cada visita realizada pode gerar lembretes (para realizar uma tarefa no cliente, por exemplo) que serão controlados pelo sistema.

- As visitas são cadastradas pelo nome da pessoa que a realizou, permitindo o gerenciamento de sua equipe de trabalho.

- Cria-se um histórico de visitas realizadas que pode futuramente ser apresentado ao cliente.


seta Benefícios

- Controle total das visitas realizadas a cada cliente, evitando deixar algum cliente sem assistência.

- Os lembretes que podem ser cadastrados em cada visita ajudarão a manter os trabalhos em dia e consequentemente os clientes satisfeitos.


6. Controle de tarefas de segurança

Para cada empresa é possível cadastrar as tarefas de segurança a serem realizados e após realizar o controle. O cadastro das tarefas de segurança pode ser feito manualmente e, além disso, o sistema coloca automaticamente o cronograma de ações do PPRA neste controle das tarefas de segurança.


seta Características

- O sistema emitirá avisos sobre o vencimento de cada tarefa, cada vez que um usuário acessar o sistema.

- Em cada tarefa é possível a inclusão de 2 fotos, uma representando antes de a tarefa ser realizada e outra foto com a tarefa realizada.


Exemplo de como a tarefa de segurança é listada
tarefa-seguranca

seta Benefícios

- O sistema ajudará a manter as tarefas dentro do cronograma, pois emitirá avisos quando o prazo estiver acabando.

- Será possível manter um histórico das tarefas realizadas em cada empresa.

7. Relatórios

Há diversos relatórios configuráveis neste módulo e a opção de solicitar para a RSData a criação de relatórios específicos, através de relatório personalizável.

seta Características

- Dos relatórios deste módulo podemos citar os referentes às empresas, empregados e sobre o conjunto de EPI.

- No sistema há também um relatório personalizável onde os usuários poderão solicitar a equipes da RSData sua configuração a partir de sua necessidade. Podem assim ser criados relatórios específicos para a sua empresa.


seta Benefícios

- Os relatórios ajudarão no gerenciamento das rotinas diárias e agilizarão a análise dos dados.

8. Controle de Extintores

Possibilidade de cadastro para controle do vencimento da recarga, reteste e inspeção de extintores de incêndio.


seta Características

- Permite o cadastro de um número irrestrito de extintores por empresa gerenciada no sistema.

- Avisos configuráveis e automáticos sobre vencimento das datas de recarga, reteste ou inspeção.


seta Benefícios

- Permite o gerenciamento das manutenções dos extintores de incêndio, centralizando ainda mais as rotinas da segurança do trabalho em um mesmo sistema.

Ficou interessado?

Entre em contato!

Preencha seus dados no formulário ao lado para entrarmos em contato com você.

*Preenchimento Obrigatório

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com