-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Ter uma gestão organizada e adequada não é nada simples, ainda mais em organizações que ainda não investem em tecnologia para ter um suporte nos processos.

No entanto, em se tratando de pequenas e medias organizações – que são importantes protagonistas para a economia mundial e têm um enorme impacto coletivo no meio ambiente, esse investimento é positivo.

É por esses e outros motivos que precisamos falar sobre os desafios da Implantação da ISO 14001 e ISO 45001 no seu negócio, mais ainda se ele for pequeno ou médio.

Investir em tecnologia é de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança quanto para aquelas organizações que ainda precisam melhorar seus indicadores.

Hoje vamos mostrar algumas razões para implementar a ISO 14001 e 45001 e quais são os desafios que envolvem esse processo.

 

O que é preciso saber sobre ISO 14001 e 45001?

A ISO 45001 é uma norma ISO para sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional, publicada em março de 2018.

Seu objetivo é a redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental.

Já a ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Tem como foco possibilitar que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços.

A partir desses conceitos fica mais claro por qual razão (ou razões) se torna importante investir em uma gestão baseada nessas normas.

 

A importância de investir em uma gestão baseada nessas normas

O cenário para as pequenas e médias empresas que já entenderam o quanto é fundamental investir em melhorias ambientais e de segurança (entre outros insights), é muito mais positivo comparado ao das organizações que nem sequer pensaram nisso ainda.

Vale ressaltar que a ISO 14001 e a 45001 tratam dos processos internos da sua organização, e que estão relacionados às questões ambientais, de segurança e de como a sua empresa escolhe usá-los.

ISO 14001 e o meio ambiente.

Na prática, a ISO 14001 determina a proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos.

Além disso, também prevê a mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização.

Nesse sentido, dispõe sobre o auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos, focando no aumento do desempenho ambiental e no controle no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados.

 

ISO 45001 e uma estrutura de alto nível 

Antes de mais nada, a segurança e saúde no local de trabalho é muito mais do que uma prioridade ou um desejo, uma aspiração. É uma necessidade.

O risco existe em toda e qualquer atividade humana. Compreender, “entender” para “atender” expectativas e necessidades de todas as partes envolvidas é obrigação do profissional de SST.

Diante disso, a ISO 45001, que entrará em vigor em 11/09, estabelece sistemas de gestão e gerenciamento de segurança e saúde ocupacional e apresenta uma estrutura de alto nível (HLS – High Level Structure), com padrões de qualidade internacional.

Ela prevê a simplificação, desburocratização e harmonização e foi idealizada para ser integrada aos processos de gestão de uma organização.

Com uma gestão baseada nessa norma, as organizações melhoram o desempenho gerando confiabilidade, segurança, redução de riscos, ganhos em saúde e bem-estar no trabalho, além do gerenciamento com melhoria contínua em seus negócios.

 

Desafios da implementação das normas

A implementação de qualquer norma requer mudanças, mas os maiores desafios relatados pelas pequenas e médias organizações estão relacionados ao pessoal envolvido, ao processo produtivo e a fatores econômicos.

A dificuldade em disponibilizar recursos financeiros para possibilitar a aquisição de tecnologias é um ponto importante. No entanto, quando observamos a quantidade de benefícios que isso implica, o investimento não parece tão distante da realidade.

Quando você investe em tecnologias de gestão baseadas em ISO 14001 e ISO 45001, sua empresa consegue adequar e melhorar processos no que se refere à minimização dos impactos ambientais de determinadas atividades.

Além disso, sobre o desafio relacionado ao pessoal envolvido, essa é apenas uma questão de quebrar paradigmas. Ações de motivação e treinamento aos colaboradores fazem com que o cenário se transforme e a cultura de melhoria se instale gradualmente.

O importante é olhar para esses processos o mais rápido possível. Afinal, tempo é o que não podemos perder.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossos conteúdos no blog da RSData.

 

ISO 14001 45001 em organizações ISO 14001 45001 em organizações


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •