-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

A tecnologia pode ajudar – e muito – no atendimento às obrigações impostas pela NR12, norma que prevê medidas de proteção para ambientes de trabalho que usam máquinas e equipamentos.

A norma, que passou por mudanças recentes em relação a itens como panificação e confeitaria, máquinas para açougue e mercearia, máquinas e implementos para uso agrícola e florestal, equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura.

Além de trazer um acréscimo ao item 12.5.1, segundo o qual as empresas não são mais obrigadas a observar novas exigências publicadas após a data de fabricação, importação ou adequação de seus equipamentos ou máquinas, exige muita atenção das organizações, já que é preciso estar em dia com todas as exigências para não sofrer penalizações.

Como que o  RS Data te ajuda a entender a NR12?

Um dos recursos mais importantes neste processo é um bom checklist. E se esta contar com o auxílio de uma ferramenta automatizada, que traz agilidade e assertividade à gestão, melhor ainda.

O RSData, software de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), traz a funcionalidade de checklist perfeita para esta verificação, permitindo manter atenção constante sobre os itens a serem verificados – tanto em relação à NR12, quanto a outras normas e exigências – e, com isso, garantir que as ações necessárias sejam tomadas para manter tudo em conformidade com a legislação vigente.

Com o checklist, as empresas conseguem verificar seus parques de máquinas e equipamentos, identificando eventuais não conformidades.

A partir desta detecção, o pós-checklist seguirá com a sugestão de planos de ação para correção do que não estiver em linha com as obrigatoriedades a seguir, e, com isso, a gestão de SST pode ser muito mais assertiva, tanto para empregadores, quanto para empregados.

Por exemplo: digamos que, aí na sua empresa, durante a realização do checklist de uma máquina para atendimento a NR 12, foi verificado que a mesma não possui comando de parada de emergência.

Com esta informação em mãos, será possível montar um plano de ação para realizar tal adequação. Segurança para os funcionários que utilizam a máquina, segurança para as empresas, que ficarão livres do risco de penalizações por este motivo.

Vale a pena investir nesta evolução. Inovação a favor de SST. Conheça mais sobre o RSData.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?