-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

O PGR na NR 18
Professor, assim não dá, faz alguns meses que eu juntei uma grana para fazer um bom curso sobre PCMAT e qual foi a minha surpresa ao saber que este programa vai morrer, ou seja, além de ter ficado
no prejuízo ainda vou ter de aprender a elabora este novo documento.
Meu filho, você está muito estressado. Primeiro que o conhecimento adquirido não será perdido, boa parte da estrutura antiga você pode e deve aproveitar no PGR, além disso é preciso lembrar que mais importante do que ser um escravo da legislação é manter a saúde e segurança dos trabalhadores, então se a sua metodologia está dando certo, não faça uma mudança radical só faça os ajustes necessários para as novas obrigatoriedades.
Mas eu ainda nem li a nova NR 18, o que tem de novo em relação ao PGR?
Vamos lá, o primeiro ponto que é bom você saber é em relação ao período de início de vigência, apenas passa a vigorar em fevereiro de 2021. Então já tem como você tentar se organizar.
Ufa, professor! Já melhorou.
Mas não vá relaxar, quanto antes você começar a entender as novas obrigatoriedades será melhor. De forma resumida, o PGR na construção civil será um PCMAT mais estruturado. Recomendo que antes de ler a NR 18 você leia a NR 01, pois o PGR deve atender as exigências desta NR também, ou seja, de forma
resumida o inventário de riscos e plano de ação.
Mas, professor, já vai ser complicado fazer este PGR em uma empresa com atividades que são iguais ao longo do ano, agora imagina como vou fazer esta gestão em uma empresa da construção civil que dependendo da atividade muda de um dia para o outro?
Meu filho, sei das dificuldades, mas ter um sistema em um processo que possui uma certa variabilidade é extremamente importante, justamente para diminuir as incertezas, ou seja, auxiliar no controle dos riscos que são imensos. Mas não se desespere, comece com um sistema simplificado e com o tempo
você vai perceber que poderá utilizar formas mais complexas de gestão até ter um sistema robusto.
Ok, mas não enrola, professor. Além das obrigações da NR 01 o que eu vou ter de fazer neste PGR da NR 18?
Meu filho, antes de tudo, respeito! Tem estado muito saidinho para o meu gosto.
Desculpa, professor! É o desespero pelo aumento de trabalho Ok! Vou relevar. Em relação ao PGR deve conter os seguintes documentos:
a) projeto da área de vivência do canteiro de obras e de eventual frente de trabalho;
b) projeto elétrico das instalações temporárias;
c) projeto dos sistemas de proteção coletiva;
d) projeto dos Sistemas de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ), quando aplicável.
Todos estes projetos precisam ser elaborados por profissional legalmente habilitado. Por fim, é necessária a relação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas respectivas especificações técnicas, de acordo com os riscos ocupacionais existentes.
Foi bom conversar com o senhor, pois com exceção das obrigações da NR 01, estes itens, bem ou mal, já fazemos e não será difícil inserir neste programa.

Obrigado, professor. Vou iniciar os ajustes!

Prof. Mário Sobral Júnior

Editor do Jornal Segurito

 

 

 

 

 

 

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?