A Portaria 3214/78 e suas Normas Regulamentadores não se constituem Normas Técnicas. De forma geral, estabelecem obrigações legais, requisitos sobre “O QUE FAZER”! Portanto, não se trata de uma norma técnica, ela não apresenta o “COMO FAZER”. Esse detalhamento deve ser buscado em literaturas técnicas adequadas e pertinentes aos temas. requisitos para o planejamento estratégico

(PVP / 2021 Gestão e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)

O PE pode ser construído por 11 C’s é uma forma de concentrar em 11 valores os requisitos para que o planejamento estratégico tenha o sucesso que todos esperam para a organização.

O Profissional de Segurança do Trabalho vai ser demandado por:

*    Conhecimento: Inteligência prática, informação aplicada, metodologia e visão sistêmica. Empregar informações adquiridas ao longo do processo acadêmico.

*     Coragem: disposição para inovar, tomar decisões, firmeza e perseverança.

*     Confiança: elementos de convicção no próprio valor, esperança firme, atrevimento, familiaridade e otimismo.

*     Competência: organização e excelência. Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, domínio para fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

*     Controle: Foco, acompanhamento e monitoramento/vigilância, comprovação através de evidências, dirigir uma atividade orientando-a de modo mais conveniente.

*     Comunicação: Transmissão, compreensão, entendimento, propagação. Socialização da informação, compartilhamento e integração.

*     Colaboração: Participar coletivamente, contribuir para a consecução do objetivo comum. Espírito de equipe e disponibilidade.

*     Comprometimento: Comprometer-se, agir com responsabilidade e disciplina.

*    Compreensão:  Tomar consciência, compreender o significado, o sentido da lei (hermenêutica jurídica), da norma, da regra.

*   Comando:  Tomar decisões, liderar, resolver conflitos, utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico. Conduzir suas relações com responsabilidade.

*   Consolidar:    Tornar consistente, robusto, sólido, convincente as práticas prevencionista. Dar ou adquirir força, importância, relevância. Unir, transformar a SSO em benefício para todas as partes envolvidas. Estimular a maturidade das práticas de SSO como valor indispensável e indissociável de qualquer trabalho, operação ou negócio.

RSData software de sst

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa. REQUISITOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO