-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

A Nova Norma Regulamentadora 01 (NR 01), sancionada pela Portaria 6730 de 09 de Março de 2020, tem o título de DISPOSIÇÕES GERAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS.

Até o presente momento, essa NR conta com 09 itens com seus subitens e 02 anexos que são:

Anexo I – Termos e definições e;

Anexo II – Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semi-presencial.

Essa é a NR que traz em seu item número 05 o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) com o seu Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Hoje, nós vamos estudar nesse artigo de uma forma prática, sobre um subitem muito importante no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que está dentro do item 05 da nova NR 01. Descrevo ele abaixo ipsis litteris:

“NR 1.5.3.2 A organização deve: a) evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;”

Podemos dizer que esse subitem é um excelente passo para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho dentro do GRO.

Evitar riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho significa dizer que, em uma gestão de SST, o trabalhador não terá exposição a tais riscos. Ou pelo menos a exposição a esses riscos será menor, menos severa ou provável.

Vou te dar dois exemplos práticos, para ficar mais claro em sua mente, sobre o que esse subitem está nos dizendo. Preste atenção:

Ex1: Um trabalhador que precisa executar uma solda em uma tubulação de água com um ponto de vazamento. E essa tubulação está próxima a central de inflamáveis.

Nesse caso, cabe ao profissional de SST, num primeiro momento e se atentando ao subitem que lemos acima, evitar que esse trabalhador fique exposto a esses riscos ocupacionais, aqui representados pelos riscos mecânicos que podem ser originados caso as faíscas da solda atinjam o material infalamável (incêndio, explosão, queimadura…)

Talvez você esteja se perguntando, Beleza Ederson, e como isso pode ser feito?

Uma alternativa seria pedir que esse trabalhador utilizar ferramentas manuais que não causam faíscas e rosquear a junção dessa tubulação, levando para executar a solda na oficina longe dos materiais inflamáveis.

Ex2: Trabalho com eletricidade com linhas energizadas, conhecidas como linha viva, que também traz o risco mecânico presente (choque elétrico).

Suponhamos que um eletricista necessite executar alguma atividade nesse sentido. Aí é necessário evitar os riscos ocupacionais, como pede o subitem da NR 01 que estamos estudando, e indicar de forma preventiva ao eletricista a opção de trabalhar primeiramente com a linha desenergizada.

Veja que esses são dois exemplos práticos e simples de como fazer valer o subitem 1.5.3.2 da nova NR 01. E o maior objetivo de tudo isso é exatamente o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Espero que tenha gostado. Até o próximo artigo.

Abraços e Deus Abençoe.

 

Ederson Deda

Técnico de Segurança do Trabalho
ED Treinamentos e Consultoria de SST
Conheça meu novo curso online >> CURSO SUA CONSULTORIA DE SST <<


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?