-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Das 36 normas atualmente publicadas e que regulamentam os processos de gestão da segurança do trabalho, elas abrangem as mais diversas variáveis no que tange aos perigos e insalubridades que podem existir nos ambientes de trabalho. Elas podem tratar desde questões de ergonomia, até doenças ocupacionais e cuidados em trabalhos em ambientes de altura, por exemplo.

Em meio às NRs, duas delas contemplam artigos de alta periculosidade, que são usados em certos segmentos da indústria e outras verticais, mas que também possuem suas determinações legais para garantir seu uso seguro durante a atividade profissional. Estamos falando das NRs 19 e 20, que tratam de explosivos, inflamáveis e combustíveis.

NR 19 – Explosivos

Os materiais explosivos, por sua natureza instável, podem emitir violentas reações de liberação de calor e aumento de pressão. A NR 19 envolve uma série de condições para que os riscos de fabricação dos explosivos sejam minimizados dentro das circunstâncias possíveis.

Para lidar com estas substâncias, a empresa deve ter autorização junto ao exército para seu manuseio. Em caso de companhias que produzem artigos desta natureza, é preciso não apenas ter liberação militar, mas também precisa ter um terreno de produção que atenda a especificações diversas, assim como um armazenamento e transporte adequado. É essencial contar com dispositivos para combate a incêndios e os colaboradores devem ser instruídos adequadamente sobre como se portar nesses ambientes.

Além disso, a norma também tem determinações em linha com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, em que empresas devem avaliar riscos e perigos ambientais existentes para o meio-ambiente, e formas de mitigar estes riscos.

Saiba mais sobre a NR: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-20-atualizada-2019.pdf

NR 20 – Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

A Norma Regulamentadora 20 abrange todas as determinações referentes à extração, transporte, armazenamento e manipulação de materiais inflamáveis e combustíveis, válidas tanto para negócios como petrolíferas, como também em operações em que estes materiais estejam próximos ao consumidor, como é o caso de postos de gasolina.

Por exemplo, ela prevê diversas condições para a construção segura, assim como a gestão e desativação de postos de combustível, além de exigir treinamento de segurança de acordo com as funções exercidas pelo funcionário.

Saiba mais: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-19.pdf


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?