-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Na data de hoje, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Um tema mais do que importante, já que o Brasil é o 4º país do ranking mundial deste tipo de ocorrência, registrando, segundo dados da Previdência Social, cerca de 700 mil casos por ano, e contabilizando uma morte por acidente em serviço a cada 3h40min.

Só entre 2014 e 2018, a Previdência Social brasileira registrou 1,8 milhão de afastamentos e 6,2 mil óbitos por acidente de trabalho.

Uma realidade que precisa ser mudada. E a base desta mudança está na prevenção. Isso tem a ver, inclusive, com a criação da data comemorada hoje:

– Antes, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, havia um foco grande na reabilitação de trabalhadores que houvessem se acidentado em serviço. Desde 2011, a meta passou a ser, mais do que remediar, prevenir que tais acidentes ocorram.

Por isso, desde lá a segurança tem papel preponderante para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. Nós, da RSData, sempre falamos em Segurança à frente das questões de Medicina do Trabalho, e isto não é porque a Medicina, a Saúde, seja menos importante, e sim porque se a Segurança for pensada à frente, de forma a construir uma cultura em que todos estipulem e sigam medidas preventivas, de forma a evitar acidentes, os riscos serão muito diminuídos e os trabalhadores estarão cada vez mais protegidos ante a ocorrências que poderiam resultar em lesões, doenças ou agravamentos.

Quando se trata de ambiente de trabalho, pensar a Segurança é evitar que a Saúde seja prejudicada. Prevenir, evitar, proteger, ao invés de somente correr atrás do prejuízo – humano, financeiro – quando um acidente ou doença ocorrer. Isto é cultura de SST, isto é inteligência empresarial.

Vida o 27 de Julho, viva o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. E que esta seja uma data cujo tema esteja nas mentes e nas ações de empregados e empregadores diariamente.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?