Observe os 8 sinais de que o acidente de trabalho está prestes a acontecer!

Um acidente não acontece por acaso. Bastam alguns elementos materiais e humanos para que as condições se formem. Por exemplo, uma pessoa desatenta, triste e ansiosa trabalhando em altura, ou mesmo com um equipamento perigoso podem juntos, desencadear um triste final. Sabemos que, muito antes de acontecer um acidente, ou um incidente o trabalhador revela indícios através de seu comportamento.

Por isso, pode ser evitado, desde que haja por parte do gestor um olhar tento e interessado. Havendo empatia, atenção e um genuíno interesse por parte do líder, em ter sua equipe segura e saudável muitas situações de acidente podem ser prevenidas.

Observe os sinais que indicam que o acidente está a caminho:

  1. Estresse físico, mental ou emocional manifesto pela fadiga, confusão, desatenção, irritação ou ansiedade.
  2. Sobrecarga de atividade ou de carga horária.
  3. Desatenção e distraimento com coisas importantes agindo com desleixo, deixando passar ações relevantes a sua segurança.
  4. Não saber dizer não. Aceita tudo que lhe é solicitado e não respeita seus limites.
  5. Descuido no uso de EPIs, ou porque não usa, ou porque usa inadequadamente.
  6. Desrespeito as normas de segurança, pula procedimentos e trabalha com pressa desmerecendo sua importância.
  7. Negação dos riscos. Não acha nada perigoso e comporta-se no piloto-automático acreditando que nada vai acontecer e supervaloriza sua experiência.
  8. Desânimo, tristeza evidente, baixa energia e atitudes que revelam a desvalorização de si mesmo.

Observe falas do tipo: “Nunca me acidentei em todos estes anos.” Ou “Pode deixar que eu faço tudo, não preciso de ajuda.” Ou “Acho um exagero essas normas, consigo fazer mais rápido.” Ou ainda um olhar cabisbaixo, com expressão triste. Ou ainda atitudes agitadas, negligentes, atropelando processos, com pressa e uma certa dose de irritação.

Como aborda bem o livro “O Corpo fala” de Pierre Wiel, as pessoas se expressam naturalmente e através de seus movimentos, atitudes, expressão facial ou corporal revelam o que se passa em sua mente e em seu interior. Faça a leitura, chame para uma conversa, ofereça ajuda e demonstre seu interesse. Assim age um líder orientado para a saúde e a segurança de sua equipe.

Alguns dizem que, “fulano está assim só para chamar atenção!” Porém, esta tal tentativa de chamar atenção pode ser um pedido de ajuda, ou um sinalizador de que este colaborador não está bem. Ignorar pode ser a pior escolha. Banalizar o estresse também é um grande engano. Do mesmo modo, esquecimentos com relação aos EPIs, erros banais nos procedimentos ou alguma F

Fique atento! Desta forma, o líder estará demonstrando a toda equipe, que está atento e que se interessa pela qualidade de vida no trabalho e pela saúde de todos. Atitudes de proteção, de valorização e respeito transmitem a ideia de que a vida tem valor, o que pode passar a ser um estímulo a motivação e ao desempenho. Um líder ensina com ATITUDES e não com PALAVRAS.

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