-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

COMPLIANCE EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Para você que nunca ouviu falar, ou já ouviu e vale relembrar: O que é Compliance?

Compliance é um termo em inglês, que tem origem no verbo to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “Compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Além disso, Compliance é uma metodologia de governança, na qual as organizações criam um ambiente empresarial pautados em práticas justas e éticas. Compliance é fazer o certo, reportar e tratar o errado, por meio de um sistema que permita a identificação, tratamento, controle, capacitação continuada, sendo um conjunto de melhoria continua que entrega resultados, fazendo o certo, logo não há espaço para o “jeitinho brasileiro”.

Mediante a isso, as práticas de saúde e segurança do trabalho são cada vez mais entendidas como investimento para as empresas, partindo do princípio da atuação direta na prevenção, e isso é “estar em Compliance em SST”. Desse modo, na gestão em segurança do trabalho o Compliance é cumprir e manter a conformidade dos requisitos legais trabalhistas, se adequando às leis, regulamentos e princípios, para prevenir ocorrências danosas aos empregados e terceiros, propriedade material da empresa, a comunidade, sanções como multas e altas condenações no judiciário.

Frente essa realidade, as organizações para “estar em Compliance”, precisam desenvolver metodologias, programas e políticas que atuem diretamente na identificação de perigos e riscos, bem como gerenciando os riscos ambientais, riscos ao negócio e práticas de gestão dos requisitos legais. Para isso é fundamental que os profissionais em saúde e segurança do trabalho, apliquem os conceitos fundamentais em programa de governança, programa corporativo, gestão de segurança do trabalho, legislações trabalhista e previdenciária, normas ISO’s e equivalentes, indicadores de SST, cultura organizacional, valores organizações, percepção de riscos da atividade, de processos e projetos, ética corporativa, práticas preventivas na segurança do trabalho com base nas legislações e normas ISO’s e por fim a gestão de pessoas.

Ademais, é importante destacar que entre as muitas ferramentas de Compliance estão: Auditoria de conformidade, os canais de comunicação e denúncia, política interna e externa, códigos de ética e conduta, treinamentos e palestras, políticas disciplinares, relatórios de investigações, avaliações de desempenho, o índice de conformidade normativo e certificações ISO’s internas e externas.

Portanto, são inúmeros os benefícios da governança de Compliance em SST, sendo os principais: ‘salvar vidas’, manutenção do negócio, bem como a reputação da empresa, eliminação e controle de riscos, um ambiente ético, manutenção da integridade física e mental dos trabalhadores, comunicação efetiva de forma que os empregados possam reportar preocupações sem retaliações, além de ser um importante fator de diferencial competitivo no mercado, uma vez que os investidores, pessoas e a comunidade cofiam muito mais em empresas que possuem compromisso ético, anti corrupção, e que possuem um ambiente de trabalho justo e saudável.

Vale ainda frisar, quando os funcionários são saudáveis a empresa é saudável.

Taís Borges

Técnica em Segurança do Trabalho e em Meio Ambiente a mais de 11 anos, instrutora de treinamentos normativos, consultora em SST, palestrante, membro do grupo de estudos ISO da UBQ – União Brasileira para Qualidade, criadora do método EXPER SST (Excelência e Performance para resultados em EHS) e TST Bruta e EST Bruta, movimento de apoio a valorização das mulheres, na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?