-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

A JBS, maior produtora de carne do mundo, foi notificada a pagar US$ 15.6 mil em multa por não proteger seus funcionários dos riscos ocupacionais da Covid-19 de acordo com as regras estabelecidas pelo governo norte-americano.

A multa foi aplicada pelo Departamento de Trabalho dos EUA na planta da empresa em Greeley, estado do Colorado.

O episódio dá sequência às complicações que a companhia já vem tendo em função da Covid-19: no Brasil, recentemente a JBS teve mais de 4 mil funcionários que testaram positivo para o novo Coronavírus

No caso da multa nos EUA, a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), órgão do Departamento de Trabalho do país, ressalta que a produtora de carne “violou uma cláusula geral de dever por não fornecer um local de trabalho livre de riscos reconhecidos que possam causar morte ou danos graves aos empregados”.

Ainda conforme o OSHA, a indústria também foi notificada pelo não fornecimento dos registros de lesões e doenças de funcionários em tempo hábil após uma inspeção realizada em maio de 2020.

A multa recebida pela JBS foi do valor máximo estipulado pela lei norte-americana para casos como este.  A empresa tem 15 dias úteis a partir do recebimento das citações, que ocorreram em 11/09, para recorrer.

A companhia informou, em nota enviada ao portal UOL, que a citação da OSHA é “totalmente sem mérito” e que desde abril, quando teria recebido as orientações do órgão para a Covid-19 em espaços de trabalho, a planta do Colorado teria adotado as medidas preventivas necessárias – que, ainda segundo a JBS, já estavam implementadas anteriormente e excediam amplamente qualquer uma das recomendações da OSHA.

Casos como este demonstram a importância de as empresas prepararem, adequarem, seus ambientes, em termos de Segurança e Saúde do Trabalho, para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Aqui em nosso blog, você pode conferir informações completas sobre as exigências da Lei brasileira, bem como entender como adequar seu negócio para evitar sanções. Veja aqui.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?