-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

No último post para o blog da RSData introduzimos o assunto Segurança e Saúde do Trabalho na Industria 4.0. Hoje vamos falar sobre o profissional SST do futuro.

Devemos considerar informações relevantes desse processo. A era digital é uma realidade e precisamos acompanhar as mudanças que estão cada vez mais velozes.

Diante de tanta tecnologia e automação o maior diferencial dos seres humanos é “serem humanos”. Portanto as habilidades necessárias para o profissional do futuro passam exatamente por essa linha divisória entre homens e máquinas.

A preparação para os novos desafios das profissões devem ser iniciar imediatamente, pois ao contrário do ocorrido em revoluções anteriores, onde os trabalhadores se recolocaram sempre em atividades com baixa exigência de qualificação, na Industria 4.0 a recolocação no mercado de trabalho exigirá alta qualificação, o que deve ser um ponto de atenção de todos os profissionais.

Cerca de 65% dos estudantes do ensino médio trabalharão em profissões que ainda não existem. Isso nos leva a considerar as mais diversas possibilidades de atuação em uma determinada profissão afim de explorar ao máximo todas as suas habilidades.

Profissionais em segurança e saúde do trabalho possuem um vasto campo de atuação desde que devidamente capacitados para tal. É possível especializar-se por exemplo em treinamentos, consultoria, proteção e combate a incêndio, laudos, programas, auditorias, gestão, benefícios previdenciários, perícias oficiais e assistências, geradores de conteúdo na internet, comercial, custos dentre outras.

E neste momento você pode estar se perguntando, quais serão as habilidades do profissional do futuro?

De acordo com Michelle Schnedeir, Business Executive do Linkedin em uma palestra do TED FAAP serão as seguintes:

  1. Resolução de Problemas Complexos
  2. Pensamento Crítico
  3. Criatividade
  4. Liderança e Gestão de Pessoas
  5. Trabalho em Equipe
  6. Inteligência Emocional
  7. Julgamento e Tomada de Decisões
  8. Orientação e Serviços
  9. Negociação
  10. Flexibilidade Cognitiva

Observe que as habilidades supracitadas são complementares e você pode brincar com a interdependência delas de modo que melhor se ajustar a sua realidade profissional. Como exemplo a habilidade de resolução de problemas complexos que está diretamente ligada a criatividade e ao pensamento crítico. Liderança e gestão de pessoas favorece o trabalho em equipe e que requer inteligência emocional e alta capacidade de negociação. Orientação e serviços que estará ligada a habilidade de julgamento e tomada de decisão e que se interligará a outros. Todas estas habilidades serão maximizadas pela flexibilidade cognitiva.

Vale ressaltar que algumas destas habilidades já fazem parte do dia a dia profissional de segurança e saúde do trabalho, no entanto, há de se pensar na possibilidade de ir além do óbvio. Assumir desafios além do esperado e fazer da flexibilidade cognitiva e a inteligência emocional a chave para o triunfo.

Sair da zona de conforto é o grande “x” da questão. Movimentar-se rumo ao novo. Engajar-se em um projeto pessoal que o leve a excelência onde em qualquer empresa, qualquer função, diante de quaisquer dificuldades, na resolução de qualquer problema sobressaia o conjunto de habilidades trabalhadas e/ou adquiridas podendo leva-lo ao exemplo do PROFISSIONAL SST 4.0.

E então? Pronto para mais um desafio? Quais das habilidades para o profissional de segurança e saúde do trabalho para Indústria 4.0 você ainda precisa trabalhar?

Rúbia Mara Pereira

Coordenadora do Academy SST , plataforma de cursos EaD para desenvolvimento de profissionais de segurança e saúde do trabalho, referência na implantação do eSocial, Gestora de Segurança do Trabalho no eSocial, Consultora em Higiene Ocupacional, Palestrante, Engenheira, Empresária e Proprietária na Chronos Soluções em Engenharia de Segurança do Trabalho Eireli.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?