-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

A cada quatro horas e meia, uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trabalho, segundo pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Governo Federal.

Por que isso acontece? São muitas as razões. Mas este não é o ponto: o ponto é buscar meios de reduzir esta estatística.

E a melhor maneira de fazer isso é por meio da prevenção. Prevenir acidentes é muito melhor do que buscar as razões que os causaram, ou os culpados por suas ocorrências.

Em geral, a tendência de resolver problemas de segurança e acidentes no trabalho é achar um responsável e pensar que, desta forma, será solucionada. Isto não é verdade, e se esta for a atitude tomada, o risco voltará a ocorrer.

O mais importante é mudar a cultura das empresas. Mecanismos de punição aos desacordos com as regras, que geram riscos de causas acidentais, são efetivos, mas regras (que sejam fielmente seguidas) de prevenção são ainda mais.

Se, em sua empresa, soluções para segurança e saúde do trabalho são vistas como custo, ou empecilhos à produtividade, diminuidores de lucros e outros argumentos afins, pode saber que seu ambiente é um sério candidato a ser o próximo palco de acidentes de trabalho.

A legislação trabalhista, bem como as normas de segurança, não podem ser vistas como algo que atrapalhe. Ao contrário, são mecanismos de proteção à vida, à saúde, à segurança e integridade física, mental e emocional dos colaboradores.

E é preciso que isso se torne uma cultura nas empresas. Que esteja arraigado ao dia a dia. Desta forma, trará ganhos – inclusive na receita, basta ver que as organizações mais lucrativas do mundo também são, notoriamente, as que mais investem em segurança.

Punições para causadores ou responsáveis por acidentes de trabalho são uma das formas de amenizar este cenário, mas, se forem aplicadas, significará que o acidente já ocorreu. Claro que são importantes medidas como estas, para evitar que novas ocorrências aconteçam, mas a prevenção será a forma de minimizar a possibilidade de acidentes desde sempre.

É preciso contar com um conjunto de medidas estruturais, que levem toda a empresa a optar por segurança, o que inclui desde medidas e políticas preventivas, até as penalidades.

E para contar com recursos voltados à gestão deste ambiente, mantendo olho vivo sobre todas as ações voltadas à segurança e saúde do trabalho, a tecnologia é uma grande aliada. Na RSData, oferecemos um software capaz de gerir todo o processo de SST, entregando funcionalidades em campos como SST, EPI, BPM, CIPA Eletrônica, Audiometria, Analytics, Financeiro, Compliance, GED e outras que tornam o cotidiano deste segmento muito mais efetivo, prático, funcional e, obviamente, seguro.

Conheça: https://rsdata.com.br/solucoes/


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?