-- Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 800368142 -->
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta semana, nosso convidado Ederson Deda traz uma reflexão sobre as principais atividades da Segurança do trabalho iniciando com a pergunta O que é a Segurança do Trabalho? Vamos lá aprender?!

Quais são as Principais Atividades da Segurança do Trabalho?

Essa á uma pergunta bem difícil de responder. Não muito pelo fato de que eu não consiga encontrar as Principais Atividades da Segurança do Trabalho segundo a minha visão. E sim, muito mais pelo fato de que no momento que defino AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA SST, acabo deixando de lado algumas outras atividades que não considero Principais, certo?

Mesmo assim, vou me arriscar aqui a responder essa pergunta.

Para iniciar a resposta, devemos começar com outra pergunta:

O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO?

Não existe um termo legal e de consenso para a pergunta acima. Eu diria que a “Segurança do Trabalho conjuntos de medidas (técnicas, administrativas, legais, operacionais, de emergência…) que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a saúde do trabalhador, da empresa e do meio ambiente”.

Tendo como base esse conceito próprio que trouxe acima, respondo agora a questão título frisando que para mim as Principais Atividades da Segurança do Trabalho precisam estar ligadas ao Setor de Segurança do Trabalho (SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO – SESMT) ao seu “conceito”.

Quais seriam então as atividades principais da Segurança do Trabalho?

  • DOCUMENTAÇÃO DE SST LEGAL E ADEQUADA QUE ATENDA A EMPRESA:

Talvez você esteja surpreso e pense que essa não deveria ser a primeira principal atividade da SST que eu poderia destacar. Mas entenda que a Segurança do Trabalho também é um negócio. E sendo um negócio, precisa trazer lucro para a empresa. E para que a empresa tenha lucro com SST e também adote as medidas citadas no conceito que te trouxe, ela precisa ter documentação legal e adequada feita pelo profissional do SESMT que mostre ao empregador o porquê investir em nossa área.

  • PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS DOS TRABALHADORES

Treinamentos eficientes, documentação legal e adequada, profissionais do SESMT mais capacitados, campanhas de segurança, acompanhamento em chão de fábrica, procedimentos, antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, são alguns caminhos de se fazer Prevenção na SST. Dois dos maiores inimigos da Segurança do Trabalho são os Acidentes e as Doenças do trabalhador. E a Prevenção é a espada (ataque) e o escudo (defesa) da SST contra esses inimigos.

  • CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO E MEIO AMBIENTE MAIS SEGURO E SAUDÁVEL

Finalmente, mas não por último, a criação e manutenção de um ambiente e meio ambiente mais tranquilo e saudável para o trabalhador executar suas atividades. Tudo isso passa pela Segurança do Trabalho e em minha opinião, passa primeiramente pelos passos 1 e 2 até chegar aqui.

E um ambiente mais seguro para o trabalhador excede as fronteiras do local de trabalho e cria, da mesma forma, um meio ambiente mais seguro e saudável.

Como eu disse no inicio, não existem somente essas três principais atividades que cabem a Segurança do Trabalho, mas iniciando por elas, já temos um bom norte para dar sequência em outras.

Espero que tenha gostado.

Abraços e Deus Abençoe.

 

Ederson Deda

Técnico de Segurança do Trabalho
ED Treinamentos e Consultoria de SST
Conheça meu novo curso online >> CURSO SUA CONSULTORIA DE SST <<

 

 

 

 

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Open chat
1
Fale com nosso setor comercial! Como podemos te ajudar?